Posso pagar os atrasados do INSS de uma só vez para me aposentar?
É muito comum que os segurados em algum período de sua vida laborativa deixem de recolher suas contribuições para o INSS, e geralmente quando chega próximo de sua aposentadoria surge a dúvida se é ou não possível fazer o pagamento desses períodos para atingir o tempo necessário para concessão da aposentadoria, mas será que isso é possível?
Diferente do que muitos segurados pensam, nem sempre é possível pagar os recolhimentos em atraso e contar esse período para a aposentadoria.
Para que o pagamento de contribuições em atraso possa ser feito e computado, é imprescindível que o segurado comprove ao INSS que de fato exerceu a atividade informada com documentos contemporâneos à época, como por exemplo, declaração de imposto de renda, emissão de notas fiscais, contratos de prestação de serviço, fotografias datadas, dentre outros.
Além disso, para que o período conte também como carência, é necessário que haja ao menos um pagamento em dia anterior ao período a ser comprovado.
Após o reconhecimento pelo INSS de que o segurado de fato exerceu a atividade é necessário também avaliar se será viável para o segurado realizar o pagamento das guias, já que além do percentual de 11% (onze por cento) a 20 % (vinte por cento) sobre o valor da renda na época, o segurado ainda terá que pagar juros e multa.
E muitas vezes o valor de todo o período a ser pago, acrescido de juros e multa acaba por se tornar muito oneroso para o segurado e inviabilizar o recolhimento desses períodos em atraso.
Por isso é muito importante que você solicite que um advogado especialista em previdenciário de sua confiança realize os cálculos e verifique se será ou não viável para você fazer esses pagamentos.
Se você ainda ficou com dúvidas, assista o vídeo abaixo, no qual eu explico se é possível pagar os atrasados do INSS de uma só vez para se aposentar.