Aposentado que recebe benefício de pessoa com deficiência pode continuar trabalhando?
Você é pessoa com deficiência, se aposentou ou está prestes a se aposentar nessa modalidade e quer saber se pode continuar trabalhando, então esse artigo é para você.
A aposentadoria da pessoa com deficiência é um benefício previdenciário pago aos segurados que possuem alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, mas mesmo assim, podem trabalhar com suas limitações.
Para ter direito a aposentadoria da pessoa com deficiência, é necessário que o segurado tenha exercido todo o tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência.
Será avaliado também através de uma perícia médica no INSS, o grau da deficiência do segurado, que pode ser leve, moderada ou grave e o segurado passará ainda por uma avaliação biopsicossocial.
Tem um vídeo no meu canal do Youtube em que eu explico quais são os requisitos necessários para concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência.
Diferente da aposentadoria especial, o segurado que se aposenta na modalidade de pessoa com deficiência, pode permanecer trabalhando na mesma atividade que exerce ou ainda desempenhar qualquer outra, pois não há nenhuma determinação legal que obrigue esse segurado a deixar seu emprego ou atividade.
Se você ainda ficou com dúvidas, assista o vídeo abaixo, no qual eu explico se o aposentado que recebe benefício de pessoa com deficiência pode continuar trabalhando.