Tenho 15 anos de contribuição, posso parar de pagar o INSS?
Você fez as contas e descobriu que já está com 15 anos de contribuição quer saber se já pode parar de contribuir até completar a idade mínima necessária para concessão da aposentadoria? Então esse artigo é para você.
Para todas as mulheres e para os homens vinculados ao INSS antes de 13 de novembro de 2019, é necessário ter 15 (quinze) anos de tempo de contribuição, 180 (cento e oitenta) meses de carência e 62 (sessenta e dois) anos de idade no caso das mulheres e 65 (sessenta e cinco) anos de idade no caso dos homens.
Por isso, é importante ficar atento e verificar se além do tempo mínimo de contribuição necessário, você também possui a carência mínima necessária para a concessão da aposentadoria.
Não raramente, alguns períodos são validados como tempo de contribuição, mas não como carência, e isso acaba impossibilitando ou atrasando a concessão da tão sonhada aposentadoria. Se você acredita que já implementou o tempo mínimo necessário de contribuição para aposentadoria ou mesmo se está prestes a implementar, eu te aconselho procurar um advogado de sua confiança para verificar se além do tempo mínimo de contribuição, o requisito de carência também foi cumprido.
Entretanto, mesmo que já tenha implementado os requisitos eu te aconselho a não deixar de contribuir para o INSS de forma definitiva, já que assim, com o passar do tempo, você poderá perder sua qualidade de segurado e consequentemente o seu direito a concessão de outros benefícios, tais como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, dentre outros, caso necessite.
É importante lembrar que para os segurados que exercem algum tipo de atividade remunerada, a contribuição para o INSS é obrigatória, sendo opcional apensas para os segurados que contribuem de forma facultativa.
Se você ainda ficou com dúvidas, assista o vídeo abaixo, no qual eu explico se é possível parar de pagar o INSS após 15 anos de contribuição.