Perícia médica INSS por análise documental
Você está incapacitado para o trabalho, deseja agendar uma perícia por análise documental no portal Meu INSS mas tem dúvidas de como proceder? Acompanhe abaixo o passo a passo de como agendar uma perícia médica por análise documental.
A perícia por análise documental pode ser uma boa opção para as pessoas que estão incapacitadas para o trabalho, mas necessitam de um tempo de afastamento menor, já que o período máximo de afastamento nessa modalidade é de 90 dias.
Se você tem alguma doença ou incapacidade mais grave e necessita de um tempo de afastamento maior, o recomendado é que agende uma perícia médica presencial. Mas existe um truque para forçar o sistema a agendar a perícia de forma presencial e eu vou te explicar.
O primeiro passo para agendar a perícia médica, seja por análise documental é entrar no site www.meu.inss.gov.br
e acessar sua conta. Se você ainda não tem uma conta no site Meu INSS ou esqueceu sua senha de acesso, também tem um vídeo meu, aqui no canal, em que eu explico o passo a passo sobre como criar ou modificar sua senha no portal Meu INSS.
Após estar logado no sistema Meu INSS você será direcionado para a tela de serviços. Para solicitar o benefício por incapacidade você deve clicar em “pedir benefício por incapacidade”.
Depois clique em “benefício por incapacidade temporária (auxílio doença):
Clique em avançar, preencha o telefone e o e-mail do Requerente, clique “sim” na opção “você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou 135?” Preencha as outras informações solicitadas no sistema e anexe sua identidade e o atestado médico que será avaliado.
Importante lembrar que o atestado médico deve preencher os seguintes requisitos:
Estar legível e sem rasuras;
Conter a CID da doença e o tempo indicado de afastamento;
Conter a data de emissão, assinatura e carimbo do médico.
Após anexar os documentos, clique em avançar e preencha o CEP do seu endereço. Selecione a agência mais próxima de você, clique novamente em avançar, confira se os dados informados estão corretos, após esse passo, clique no termo de aceite e clique em avançar e será gerado o comprovante de requerimento. Para acompanhar seu requerimento, vá em pedidos e verifique o status do seu requerimento.
Lembrando que o ideal, antes de fazer qualquer requerimento, é procurar um advogado previdenciário de sua confiança, para que ele possa avaliar o seu caso e todos os seus documentos para que o seu requerimento seja analisado de forma mais rápida e tenha mais chances de ser concedido.
Se você ainda ficou com dúvidas, assista o vídeo abaixo, onde eu explico como agendar perícia médica presencial no portal MEU INSS.